Ecologia em Tempos de Crise - Parte I

Olá a todos!


Ultimamente tenho tentado perceber de que forma é que podemos chegar ao fim do mês com mais algum dinheiro extra na nossa conta bancária. E foi aí que considerei todas as despesas que fazemos ao longo dum período de 31 dias.


Comecemos pelo recurso mais básico: a Água.


Já vos mostrei algumas dicas para poupar-mos água, mas vamos relembrá-las... Poderemos colocar um objecto com um volume considerável dentro do autoclismo para numa descarga utilizar-mos menos água, mas para quem quer ter uma opção mais atractiva, poderá instalar um dispositivo de descarga dupla - uma para uma descarga total e outra para uma parcial. No link que vos forneci existe ainda outra opção sem recurso a água.


De seguida temos os transportes! Uma vez que este ano obtive a carta de condução, por seguimento, o próximo passo seria começar a conduzir um automóvel próprio. Isto acarretaria numa emissão de gases de efeito de estufa que anteriormente não era emitida por mim, para além de que teria de atestar o veículo que, consequentemente, levaria a um acréscimo às despesas mensais. Mas o meu problema não era só este! O combustível provinha de outros locais, noutros transportes e logo, com mais emissões de carbono. Então decidi que só utilizarei o carro quando realmente necessitar e apenas se este estiver totalmente ou quase totalmente ocupado por passageiros.


Recentemente li um livro sobre ecologia que simplesmente adorei e que tinha excelentes dicas ecológicas! Uma delas era tomar banho de luz apagada. Considerei, testei e aprovei! Fácil, eficaz e nada difícil. Poupamos electricidade e poluímos menos, para além de que em dias de Verão bem quentes, as emissões de calor das lâmpadas não são sentidas, e assim temos uma divisão mais fresca sem recurso a outros aparelhos.


Para finalizar esta publicação aconselho-vos a abandonarem as máquinas de ginásio, combinarem com dois ou três amigos e passarem a fazer exercício físico ao ar livre. Sempre detestei estar dentro dum ginásio a olhar para uma parede ou um espelho enquanto fazia o meu treino, e agora que faço exercício físico na rua, sabe muito melhor! Mais uma vez, não gastamos dinheiro na inscrição dum ginásio nem na mensalidade do mesmo, ao corrermos na rua não desperdiçamos electricidade com uma passadeira ou uma bicicleta fixa cheia de programas complicados.


Espero que tenham gostado desta primeira parte de "Ecologia em tempos de crise". Tentei tornar as dicas muito simples e executáveis para todos. Dicas fresquinhas esperam-nos!


Fiquem bem e... Até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...