Aquariofilia e a Ecologia

Olá a todos!


Tenho estado um pouco ausente, mas uma lufada de ar fresco e uma nova inspiração incentivaram-me a voltar ao meu cantinho!


Como sou um aficionado amante da aquariofilia, não pude deixar de constatar o desperdício de recursos que tal capricho acarreta. 


Vejamos: possuo um aquário tropical que implica o uso de um aquecedor, mas este ano como tem sido um pouco frio, para a temperatura estar nos desejáveis 25/26ºC tive de usar dois aquecedores! E neste preciso momento acabei de me aperceber que finalmente está calor suficiente para desligar pelo menos um. Já está! Continuando... Para garantir condições de vida aceitáveis aos meus lindos peixes, preciso de filtro e este filtro precisa de estar constantemente limpo, ou seja, trocar a lã, limpar as esponjas e de vez em quando tirar a água do mesmo (tenho um filtro externo que tem o seu próprio compartimento), de seguida, vem a questão da iluminação, e o meu aquário tenta recriar um curso de água densamente plantado, para isto tenho quatro lâmpadas de 39W cada (uma está fundida, por isso contemos apenas três), e da última vez que vi, estas lâmpadas não eram económicas. E para a cereja no topo do bolo, é necessário trocar de vez em quando parte da água ao aquário que no meu caso são uns meros 30/40litros para fora e o mesmo volume para dentro.


Para um hobby relacionado com a natureza, no aspecto ecológico não me parece nada natural!


Ora, vejamos alguns aspectos que posso alterar para tornar tudo muito menos pesado na minha consciência ecológica. Aquecimento: farei alguns testes para ver se no Verão é possível deixá-lo desligado, mas tenho as minhas dúvidas; filtragem: posso substituir a lã que não pode ser reutilizada por outra esponja mais fina e em vez de deitar a água do filtro fora posso aspirar as partículas e a água proveniente dessa aspiração posso utilizar para regar as plantas (e apenas durante o período mais fresco do dia, em que o desperdício de água por evaporação é menor), uma vez que esta água é rica em nutrientes; a iluminação é um projecto em suspensão até encontrar lâmpadas económicas ou montar um sistema LED que de momento está fora das minhas posses monetárias; por fim, as tão famosas TPA's, como são conhecidas as trocas parciais de água no hobby: o aconselhável seria trocar a água semanalmente, mas já à muito que faço apenas uma vez por mês sem consequências negativas, provavelmente devido à quantidade de plantas que utilizam os produtos resultantes do ciclo do azoto para seu benefício. Não esquecer a água retirada pode ser utilizada para regar as plantas ou fazer uma descarga na casa de banho.


Espero que coloquem em prática algumas das dicas apresentadas nesta publicação caso tenham ou tencionem ter um aquário.


Fiquem bem e... Até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...