Artigos/Publicações de Ecologia - Campanha de Sensibilização Waterholic

Olá a todos!


Nesta publicação vou mostrar-vos algumas referências que considerei interessantes para percebermos um pouco melhor como a nossa condição de "seres superiores" está a afectar o Planeta e de que forma podemos ajudar a diminuir a nossa Pegada Ecológica.


A principal fonte de degradação do ambiente é a poluição, que como todos nós sabemos, afecta qualquer ecossistema e qualquer subsistema terrestre independentemente do local onde foi produzida. Um facto é que a causa é antropológica, e apesar de existirem processos naturais que poluem a Terra, tal como erupções vulcânicas, somos nós, seres humanos que contribuímos em maior percentagem. 


Uma das causas directas da poluição e nomeadamente dos gases produzidos é o aumento do efeito de estufa e consequentemente o tão famoso aquecimento global. Ao longo da pesquisa que efectuei, encontrei um excelente artigo do New York Times que aborda este assunto um pouco como um grande problema a ser resolvido pelos Grandes líderes Mundiais.


Este aquecimento a nível global tem um grande impacto nas espécies, principalmente nas mais sensíveis e que necessitam de condições estáveis para a sua sobrevivênvia e propagação. Já inúmeras espécies contam com apenas umas dezenas ou centenas de indivíduos para garantir a sua existência, poderão encontrar algumas aqui e numa abordagem mais completa aqui. Para além do sítio da Greenpeace em que existe uma lista vermelha de peixes a evitar comprar nos mercados.


Directamente ligado ao consumo de matéria prima e de recursos está claramente a sobreexploração muito bem explicada nesse artigo e com alguns exemplos actuais. No entanto nem tudo está perdido, é a nós que cabe mudar o que está mal, nós temos o poder de alterar o futuro, só precisamos de nos unir e actua em conjunto. Cada um de nós individualmente e todos nós em conjunto poderemos marcar a diferença!


Pequenas coisas no nosso dia a dia reduzem significativamente a nossa pegada ecológica, deixo-vos algumas dicas que estão em publicações anteriores, bem como, uma vez mais, alguns critérios da Greenpeace.


Fiquem bem e... Até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...