Discussão 7 - Monogamia vs Poligamia

Olá a todos!

A última discussão do ano, e nada melhor que acabar com um assunto relativamente sensível e que poderão conhecer, mas com outro nome: traição!

A monogamia não é mais que a relação com um único parceiro num determinado período de tempo, ao invés, poligamia é a relação com dois ou mais parceiros num determinado período de tempo, em simultâneo.

Um dos argumentos da monogamia refere que a exclusividade do sentimento de alguém acrescenta valor a esse mesmo sentimento. Por outras palavras, se alguém está apaixonado por determinada pessoa, essa paixão será maior, pois o sentimento é apenas dirigido a essa pessoa e não é "distribuído" por várias, tal como acontece na poligamia. 
Um outro argumento afirma que a natureza do sentimento é exclusiva e que não é possível amar-se duas pessoas ao mesmo tempo.

Face a estes factos/argumentos/teorias, como quiserem chamar-lhes, obviamente, tenho a minha própria opinião: Sou completamente a favor da monogamia, pelo simples facto de haver exclusividade, no entanto os argumentos suprarreferidos são falaciosos. É, realmente, possível amar-se mais que uma pessoa ao mesmo tempo, tenhamos como exemplo um homem casado com uma mulher e que têm um filho. Esse homem ama a esposa assim como ama também o filho, simultaneamente. Ele não ama um ao meio dia e às 14h30 ama outro... Concordo no entanto, com a existência de diferentes tipos e níveis de amor/paixão.

Para terminar, na sociedade em que estamos inseridos, e pela maneira como fomos educados ou como observamos os comportamentos dos outros, tecemos e construímos a nossa opinião, por isso quando conhecemos alguém fora de um suposto "padrão", consideramos essa pessoa doida, maluca, ou sem racionalidade. Neste caso, da poligamia, pergunto-vos: será assim tão estranho a existência de relações com várias pessoas, uma vez que existe em diversas partes do globo, como uma filosofia ou forma de vida a adoptar na sociedade em que cada um está inserido?

Fiquem bem e ... Até à próxima!

4 comentários:

sem nome disse...

na nossa soc poligamia é crime, n podes estar casado com mais q uma pessoa. No entanto cd x mais o ser humano n se contenta com uma relacção.

Deep Sea Master disse...

Não falo em termos de casamento, mas em relação a várias relações em simultâneo.

sem nome disse...

eu n concordo, nem acho correcto;o facto mt francamente é que a soc tende para multiplos relacionamentos em paralelo queiramos ou n.

HÁ VALORES QUE SE DEVEM MANTER...

Deep Sea Master disse...

Não estou a tentar defender a poligamia, mas existem sociedades em que existe, com união matrimonial. Possivelmente, algumas pessoas poderão considerar essas sociedades retrógradas, uma vez que muitas delas suprimem os direitos femininos, mas o que não sabemos é se os intervenientes dessa relação estão descontentes com o tipo de conjugação que têm.
Sim, há valores que se devem manter, mas não é por determinada pessoa ser poligâmica que a sua moral ou os seus princípios sejam postos em causa.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...